CNPJ – 07.950.092.0001/56 – COMDICA Nº 128 – CONSEC Nº 082

Projeto de Responsabilidade Social do IFRN – Portaria Nº 354/2008/DG/CEFET-RN

Utilidade Pública Municipal – Lei nº 6009 – 01/12/2009

História

O escotismo é um movimento feito para os jovens com a participação de adultos voluntários, reconhecido pelo MEC através do Decreto-Lei nº. 8.828 de 24 de janeiro de 1946 como uma instituição de educação extra-escolar o qual tem preocupação com o desenvolvimento integral do ser humano e com a educação permanente dos jovens, como complemento familiar, escolar e de outras instituições. Seu propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

O Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos – GEMAN-64º/RN, CNPJ nº. 07.590.092/0001-56, reconhecido como projeto de Responsabilidade Social do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN pela Portaria nº 354/2008-DG/CEFET-RN, de 5 de junho de 2008, é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e comunitário, destinado à prática da educação não formal, sob a forma do Escotismo no nível local, com sede, foro e domicílio na Avenida Senador Salgado Filho, nº 1559, Bairro Tirol, CEP. 59.015-000, Natal, Estado do Rio Grande do Norte, filiado à União dos Escoteiros do Brasil – UEB.





O escotismo visa dar condições para a prática do Escotismo através da Educação não-formal, oferecendo aos jovens o desenvolvimento equilibrado de todas as dimensões de sua personalidade, educando, divertindo e socializando crianças e jovens através de atividades fixas e variadas que contribuem para a conquista dos objetivos educativos de maneira paulatina, seqüencial e cumulativa.





O Movimento Escoteiro, portanto, procura satisfazer as necessidades educacionais de cada jovem na medida em que estas se apresentam, enquanto continua estimulando o desenvolvimento em todas as áreas admitindo que cada pessoa tem diferentes potencialidades e, por isto, procura ajudar cada jovem a desenvolver ao máximo suas habilidades, ou seja: fazer o melhor possível inclusive os jovens com necessidades educacionais especiais.